História

História do Escotismo e de nosso grupo

     Em 22 de fevereiro de 1857 nascia em Londres, Inglaterra, Robert Smith Stephenson Baden-Powell, conhecido como Baden-Powell e apelidado carinhosamento de B-P.

     No bosque, junto ao colégio, B-P iniciou suas experiências como explorador, rastreando animais e descobrindo por si mesmo maravilhosos elementos da natureza. Posteriormente, com seu irmão, iniciou-se nas atividades marítimas, chegando a viajar num barco montado com tonéis até a costa da Noruega.

     Como militar, atuou em várias batalhas e adquiriu grande experiência de sobrevivência e cidadania.

     Em agosto de 1907, na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a16 anos de idade, onde ensinou técnicas como primeiros socorros, observação, segurança, orientação, etc. Como símbolo do grupo levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.

     Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o Livro “Escotismo Para Rapazes”, que foi publicado em 1908, inicialmente como 6 fascículos, de janeiro a maio, vendidos em bancas de jornais.

     A recepção das idéias de Baden-Powell foi tanta que, em poucas semanas, centenas de Patrulhas Escoteiras estavam formadas, praticando Escotismo. Rapidamente o Escotismo se espalhou por vários países do mundo. Chegou na América do Sul em 1908, no Chile, e no Brasil em 1910, no Rio de Janeiro.


     O Grupo Escoteiro Guardiões  da Amizade foi fundado em 14/12/2013 graças à perseverança e coragem do Chefe Mauricio Nascimento e seus amigos.

    Enfrentaram várias dificuldades  no início, as quais foram sendo superadas com o tempo. 

    O Grupo teve apoio de várias instituições  que abrigaram a sede do Grupo em  alguns  locais em Maceió.

    Em  março de 2016  apoiou a chegada de vários chefes e jovens  vindos do 5º GEMAR – AL, os quais passaram a fazer  parte da fraternidade dos Guardiões da Amizade.

     A partir de abril de 2016 os Guardiões se fixaram nas dependências da Cruz Vermelha Brasileira em Maceió, onde atualmente é sua sede.

     Em junho de 2016,  Chefe  Mauricio vai ser transferido para o Rio de Janeiro e vai  deixar  saudades no Grupo , mas ainda continuará atuando virtualmente  e SEMPRE ALERTA às nossas atividades.

VENHA FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *